quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Hidrocele testicular, doença relacionada ao sistema reprodutor masculino!

hidrocele é caracterizada por um acúmulo de quantidades anormais de fluído límpido no interior da túnica vaginal dotestículo. Pode ser uni ou bilateral, de etiologia congênita ou adquirida. Acomete com maior frequência bebês e adultos acima de 45 anos.
Em indivíduos saudáveis, um pequeno volume de líquido envolve os testículos e tem como função lubrificar esse órgão. Entretanto, quando ocorre algum desequilíbrio entre a produção e a absorção desse líquido, surge a hidrocele. Essa é a etiologia da hidrocele que acomete adultos e pode ser causada por processos inflamatórios em estruturas vizinhas ao testículo, traumatismos, obstruções dos vasos linfáticos ou até mesmo tumores.
No feto, durante a vida intra-uterina, os testículos são formados no interior da cavidade abdominal, em uma região conhecida como retroperitônio. Com o crescimento do feto, os testículos migram para baixo em direção a bolsa escrotal. O caminho que foi percorrido pelo órgão deve se fechar naturalmente. Caso isso não aconteça, líquidos da cavidade abdominal migram para o interior do saco escrotal através da abertura existente, acumulando-se resultando na hidrocele nos bebês.
O sintoma mais característico é o aumento indolor do volume escrotal, uni ou bilateral, podendo ser discreto ou exacerbado. As hidroceles de grande volume, mesmo não sendo dolorosas, causam desconforto devido ao seu tamanho.


Fonte:http://www.infoescola.com/doencas/hidrocele-testicular/

Um comentário:

  1. A última postagem foi no dia 27 de fevereiro... É uma pena! Sistema reprodutor tem tanata coisa pra estudar!!!

    ResponderExcluir